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segunda-feira, 18 de março de 2013

Jovens e Adultos – Elias e Eliseu: Um Ministério de Poder para toda a Igreja
Lição 12: Elizeu e a Escola dos Profetas

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem do tema da aula: Elizeu e a Escola dos Profetas.
- Perguntem: O que vocês entendem por Escola dos Profetas?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro e reserve.
- Depois trabalhem os seguintes pontos sobre a Escola dos Profetas:
Objetivos
Currículo
Metodologia
Livro texto
Local
Criador
Treinadores
Alunos
- Em seguida, perguntem: O que vocês agora entendem sobre  a Escola dos Profetas?
Esta é uma forma de avaliar o que foi transmitido e também de modificação de ideias sobre o tema, mediante a primeira pergunta lançada para a turma.
- Depois, utilizem a dinâmica “Mais doce que o mel".
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação importante:
Que tal refletir sobre a EBD – a instituição de ensino da Palavra de Deus?
Os filhos dos profetas fizeram uma reflexão sobre o espaço da Escola dos Profetas, pois afirmaram que estava estreito, mas além da constatação tiveram iniciativa para agir e modificar o ambiente( II Rs 6. 1 e 2).
 Sigamos, pois, este exemplo!
Sugiro que este momento de reflexão seja ampliado em outros momentos para que a EBD cumpra de forma qualitativa seu objetivo.
Leiam o texto pedagógico “Pensando n(a) EBD”, para saber como realizar esta reflexão de forma coletiva.


Texto Pedagógico
Pensando n(a) EBD
            Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de Análise Situacional.
            É importante uma reunião específica com a presença da superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da secretaria etc.
            Devem ser levantados pontos:
1-    Estrutura física: classes dentro do templo, salas para as turmas
2 - Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados frequência e ausência de alunos e professores, evasão,
3 – Critérios para escolha dos professores
4 – Treinamentos dos professores
5 – Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 – Currículo
7 – Metodologia das aulas
8 – Tempo de aula
9 – Material didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 – Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11  – Alunos com necessidades especiais
12 – Retenção da aprendizagem
13 – Avaliação sistemática da EBD
Após análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que ocasionado os problemas etc.
Agora, é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato, listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois, listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo para repensar a situação indicada.
Atacar muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver interferência do grupo com ações concretas.
Planejar as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda persistem  e podem redirecionar e redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como inadequadas as ações iniciais.
Planejar ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível prever e agir para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.

3 comentários:

Sulamita disse...

Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.

Maria Adeladia disse...

Gostei da dica para sala de aula.Sou educadora!

Estou aqui no seu espaço para divulgar o seguinte:
Tenho um blog de nome “Adeladia Lins”, endereço:http://adeladialins1blogspotcom.blogspot.com

Nele, há um QUADRO para DIVULGAÇÃO DAS OBRAS DE DEUS.
Qualquer pessoa poderá participar, expondo ao mundo os MILAGRES que DEUS TÊM OPERADO NAS SUAS VIDAS!
Conte a sua história, mostrando ao mundo que Deus existe e é o Deus dos Milagres!

Conte a sua experiência com Ele, escrevendo para o e-mail:
adeladialins1@hotmail.com

Sua história será publicada no blog, conforme sua autorização. Se ainda desejar enviar imagens para complementar a sua história, também estarão no ar.
Te espero no e-mail acima.Boa sorte!

Abraços e boa sorte na sua jornada!

Sulamita disse...

Maria Adeladia, muito obrigada por sua visita. As sugestões são destinadas para aulas da Escola Bíblica Dominical, mas com certeza também podem ser utilizadas em outras situações com as devidas adaptações. Parabéns pela iniciativa de promover espaço em seu blog para divulgação das obras de Deus na vida daqueles que nEle confiam.