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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 06: O Discípulo e a Fé

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Fé.
- Leiam o texto de Hb 11.01: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.”
- Falem: No restante deste capítulo, há uma relação de pessoas que são consideradas os heróis da fé. Vejamos apenas 01 exemplo: Moisés.
- Leiam Hb 11. 23 a 29.
- Para ilustrar, sugiro a exibição de partes do filme sobre Moisés e reflitam com os alunos sobre este personagem e o exercício da fé.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Semente da Fé”.
- Para concluir, leiam o texto “Plante a Semente no Lugar Certo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Semente da Fé
Objetivos:
Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.
Refletir sobre a fé.        
Material:
01 envelope de sementes da mostarda
01 rolo de durex
Papel ofício
Observações:
 - Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, façam o seguinte:
Cortem pedaços de papel ofício(5cmx5cm), escrevam “Semente de Mostarda” e depois coloquem a semente e por cima num pedaço pequeno de durex transparente.
Procedimento:
- Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06.
“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
- Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
- Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Plante a Semente no Lugar Certo
                 À beira do caminho estavam duas sementes de alface à espera de que um vento as levasse para a horta, que ficava muito distante dali, a fim de germinarem. Logo à frente existia um lindo pomar, com grandes árvores frutíferas. Disse uma das sementes: “Eu não vou esperar o vento me levar. Vou ficar aqui mesmo, neste pomar”.
                E assim, para ficar no meio das grandes árvores frutíferas, desistiu de unir-se às hortaliças. Porém as sombras das árvores não permitiram que o sol aquecesse aquela pequena semente que, por isso, nunca chegou as germinar.
                A outra semente, no entanto, com paciência esperava o vento levá-la até a horta.  Assim, depois de um tempo, conseguiu chegar ao seu destino. Lá o sol era abundante e ela logo germinou, tornando-se um lindo pé de alface.
                Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para que possa germinar em tempo oportuno.

Autoria do Texto desconhecida.


Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 06: O Discípulo e a Temperança
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Temperança.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Depois, reflitam sobre a importância do autocontrole e em seguida apresentem o conceito da palavra “temperança”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para trabalhar sobre as virtudes do Fruto do Espírito, utilizem a dinâmica “Fruto Desejado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto do Espírito na vida cristã. Destaquem a virtude “temperança”, tema desta lição.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
O Garoto, o Martelo e os Pregos
                Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
                No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
                Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
                - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.


                Uma ferida verbal é tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.   

Autoria do texto desconhecida.

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