Discipulado
1 – Novos Convertidos
Lição
06: O Discípulo e a Fé
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O
Discípulo e a Fé.
- Leiam o texto de Hb 11.01:
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas
que não se vêem.”
- Falem: No restante deste
capítulo, há uma relação de pessoas que são consideradas os heróis da fé.
Vejamos apenas 01 exemplo: Moisés.
- Leiam Hb 11. 23 a 29.
- Para ilustrar, sugiro a
exibição de partes do filme sobre Moisés e reflitam com os alunos sobre este
personagem e o exercício da fé.
- Trabalhem o conteúdo da
lição.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “Semente da Fé”.
- Para concluir, leiam o
texto “Plante a Semente no Lugar Certo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Semente da Fé
Objetivos:
Entender o que significa a
expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.
Refletir sobre a fé.
Material:
01 rolo de durex
Papel ofício
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de
mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é
muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, façam o
seguinte:
Cortem pedaços de papel
ofício(5cmx5cm), escrevam “Semente de Mostarda” e depois coloquem a semente e
por cima num pedaço pequeno de durex transparente.
Procedimento:
- Leiam com os alunos: Lc
17. 05 e 06.
“Disseram então os apóstolos
ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão
de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e
ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno
uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
- Comentem que o versículo
fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos
observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É como um grão de mostarda,
que quando se semeia na terra é a menor de todas as sementes que há na terra;
mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria
grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da
sua sombra”.
- Falem: Para que a semente
germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em
comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Plante
a Semente no Lugar Certo
À beira do caminho estavam
duas sementes de alface à espera de que um vento as levasse para a horta, que
ficava muito distante dali, a fim de germinarem. Logo à frente existia um lindo
pomar, com grandes árvores frutíferas. Disse uma das sementes: “Eu não vou
esperar o vento me levar. Vou ficar aqui mesmo, neste pomar”.
E assim, para ficar no meio das
grandes árvores frutíferas, desistiu de unir-se às hortaliças. Porém as sombras
das árvores não permitiram que o sol aquecesse aquela pequena semente que, por
isso, nunca chegou as germinar.
A outra semente, no entanto,
com paciência esperava o vento levá-la até a horta. Assim, depois de um tempo, conseguiu chegar
ao seu destino. Lá o sol era abundante e ela logo germinou, tornando-se um
lindo pé de alface.
Plantemos a semente da fé em
terreno fértil, para que possa germinar em tempo oportuno.
Autoria do Texto
desconhecida.
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 06: O
Discípulo e a Temperança
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a
Temperança.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Depois, reflitam sobre a importância do
autocontrole e em seguida apresentem o conceito da palavra “temperança”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Para trabalhar sobre as virtudes do Fruto do
Espírito, utilizem a dinâmica “Fruto
Desejado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Fruto Desejado
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09
virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito
pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09
partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À
medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23,
coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto
do Espírito na vida cristã. Destaquem a virtude “temperança”, tema desta lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
O Garoto, o
Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio
de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um
prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a
cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil
controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em
que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da
cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que,
finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem
retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será
a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você
pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas
vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal é tão mal quando
uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
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