Lição
05: Padrões Sociais de Beleza
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Padrões Sociais de Beleza.
-
Iniciem o estudo, utilizando a dinâmica “Ditadura da Beleza”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ditadura da Beleza
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado
com o corpo de forma exagerada para atender a ditadura da beleza imposta pela
mídia.
Material:
01
bola pequena
06
Garrafas descartáveis de 1 litro
01
tubo de cola branca
Nomes
digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de
beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético,
cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
-
Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola
para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.
-
Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que
vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
-
Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam
ser “derrubadas”.
-
Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais
garrafas.
-
Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
-
Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que
todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a
participação dos alunos.
-
Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer
exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias
de beleza transmitidas pela mídia.
-
Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando claro a importância da
beleza interior.
Ideia
original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário