Lição 05:
Ética cristã na Valorização da Vida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem
o tema da aula: Ética cristã na valorização da vida.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para exemplificar o tema do aborto e eutanásia, utilizem as dinâmicas “A
vida por um fio” e “Eutanásia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Vida por um fio
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01
tesoura
01
novela de linha ou cordão
Procedimento:
-
Organizem a turma em círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do
círculo.
-
Depois, apresentem as seguintes orientações:
Com
este novelo de linha ou cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde
cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O
primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois,
ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no
dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e
continua com o mesmo procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados
com o cordão.
Deve
haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
-
Depois, falem: Este cordão representa o fio da vida.
-
Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de
alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
-
Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma
mulher grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Eutanásia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
Material:
01
pequeno texto para cada aluno(vejam no procedimento)
01
celular ou outro objeto com pilha
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a seguinte situação por escrito:
A
bateria do seu celular está descarregada. Então, quando você coloca o celular
para carregar, falta energia. E agora? O que eu vou fazer sem celular, sem
internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da irmã, que a bateria não
funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar direto na tomada. Mas, sem
energia? Você está sem conexão virtual com o mundo, com as pessoas. Você decide
sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo para o shopping, mas o controle
do portão não funciona. E agora, como
você se sente diante desta situação?
-
Orientem para que eles leiam e reflitam sobre esta situação.
-
Observem atentamente qual a reação deles e o que eles vão falar sobre isto.
Certamente
vão falar que se sentem muito incomodados diante de todos estes problemas
devido a falta de energia, principalmente pelo fato de não terem acesso a
internet, a conexão com o mundo, com as pessoas.
-
Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a falta de energia, pode causar
vários transtornos para você, impossibilitando o contato com as pessoas e até
dificuldade para sair de casa.
E
quando alguém decide por cortar a “energia” de alguém, isto é, o fio da vida,
consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do mundo e do convívio com seus
familiares?
-
Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem
um celular ligado ou outro objeto que tenha pilha, depois vocês retiram a
bateria do celular ou as pilhas do outro objeto.
Falem:
É como este objeto que sem a força da energia contida na bateria não funciona,
assim é vida de pessoas que estão doentes e que podem ter a vida interrompida
intencionalmente.
Aqui
foi demonstrado de forma simples o que pode causar a falta de bateria de um
objeto e quando isto se relaciona com a vida de uma pessoa?
O
doente tem sua “energia cortada, interrompida” pela decisão de alguém, que
consente na morte provocada, desligando os aparelhos e por consequência do
mundo e das pessoas.
-
Perguntem: Isto é justo?
Aguardem
o posicionamento dos alunos.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que certamente devem ser abordados
os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia, enfatizando os princípios
bíblicos que envolvem o assunto.
Por
Sulamita Macedo.
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