Lição
03: O Amigo dos Pecadores
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O amigo dos pecadores.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre o relacionamento de Jesus com as pessoas desprezadas da
sociedade, através do exemplo de Zaqueu.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Subindo na árvore”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Subindo na árvore
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a transformação na vida de Zaqueu, após o encontro
com Jesus.
Material:
01 árvore confeccionada de
cartolina
Pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem:
Quantos de vocês já subiram
numa árvore?
Qual a razão?
Como é a visão de quem está na
árvore?
Aguardem que os alunos relatem
suas experiências.
- Perguntem: Vocês já viram
uma pessoa adulta que exerce uma função importante subir numa árvore em local
público?
Certamente a resposta será
negativa.
- Falem: Na aula de hoje,
vamos estudar sobre um personagem bíblico que subiu numa árvore.
Alguém sabe o nome deste
personagem?
O que ele fazia?
Por que ele decidiu subir na
árvore?
Aguardem as respostas.
Confirmem que Zaqueu era um cobrador de impostos e que subiu numa árvore porque
era baixinho e queria ver Jesus.
- Falem: Depois deste
encontro, Jesus foi para a casa de Zaqueu e a vida dele foi modificada pelas
palavras de Jesus. Este é um exemplo de que Jesus falava e se relacionava com
os pecadores, pregando o evangelho que transformava vidas.
- Perguntem: E os amigos(não
crentes) de vocês, quem são eles?
Apresentem uma árvore
confeccionada de cartolina e peçam para que os alunos escrevam os nomes dos
seus colegas na árvore.
- Falem: Como vocês podem
influenciar positivamente os amigos de vocês?
Observem as respostas. Depois,
falem da importância do cristão influenciar as outras pessoas para o que é bom,
apontando Jesus – o salvador - para eles.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário