Lição
05: Vencendo a tentação
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Vencendo a Tentação.
- Perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois
apresentem outras informações.
- Leiam o texto “A Corrida
dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz:
ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a importância de
permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Texto de Reflexão: A Corrida
dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os
bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição.
Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande
torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão
dizia:
- Não vão conseguir. Não vão
conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por
um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por
um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da competição, todos desistiram
menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o
que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu
chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos
ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do
mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no
mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos
da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu?
Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5.
14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário