Lição
04: Nunca mais Terás Sede
Professoras e professores,
observem estas orientações:

- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição:
Nunca mais terás Sede.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre o que significa “Água da Vida”.
Material:
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
Procedimento:
- Com uma garrafa de água na
mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja
beber água agora?
- Entreguem um copo
descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.
- Depois, falem da importância
de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado
e ter problemas de saúde.
- Perguntem: alguém já bebeu
um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)
Aguardem as respostas.
Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.
- Falem: Jesus ofereceu uma
água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca
mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e
tomamos novamente.
- Falem: O nome da água é a
“Água da vida”. Vamos começar a estudar sobre ela agora?
- Comecem a trabalhar o
conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário