Lição
02: A Mordomia do Corpo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Mordomia do
Corpo.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica
“Corpo e Mente”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Corpo e Mente
Objetivos:
Refletir sobre atitudes
negativas quanto ao corpo e a mente.
Promover mudança de comportamento.
Material:
01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
¼ de uma folha de papel ofício
para cada aluno
01 lixeira ou 01 saco para
lixo
- Façam o contorno do corpo
humano em casa e levam para a aula.
- Fixem esta folha no quadro.
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos
escrevam ações que normalmente as pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que
precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal, familiar e na Igreja, no
relacionamento com os colegas na escola e na internet.
- Peçam para que os alunos coloquem
os papéis no desenho corporal, usando fita adesiva.
- Depois, leiam: “Eu sou a
videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá
fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já
estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).
- Solicitem para que os alunos
retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo estas atitudes apontadas por
eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve
para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os
salvos.
- Agora, falem: Já que foram
retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora escrever dentro do corpo
aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão.
- Para finalizar, leiam:
“Mas, como é santo aquele que
vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro
1:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário