Lição 03: A
Natureza Moral do Ser Humano
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: A natureza moral do ser humano.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Santificação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Santificação
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de um posicionamento
quanto à santificação.
Material:
01
caixa
01
chocolate ou bala para cada aluno
Versículo
digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01
grampeador
Procedimento:
Antes
da aula:
Prendam
o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem
dentro da caixa
Na
aula:
-
Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
-
Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a
mão dentro caixa.
Façam
uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que
vão colocar a mão dentro da caixa
Que
não vão colocar a mão dentro da caixa
Que
estão indecisos
É
interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
-
Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa,
para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto
deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem
para que não falem sobre o que pegaram.
Neste
momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se
houver resistência, não insista.
-
Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as
pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma
vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes.
Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
-
Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um
versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário