Lição
01: As Cartas de Pedro: Vivendo em Esperança e Firmados na Verdade
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: As Cartas de Pedro: Vivendo em Esperança e
Firmados na Verdade.
-
Peçam os alunos que abram a Bíblia e procurem as 02 cartas de Pedro.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual
dos novos convertidos.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada
aluno.
Procedimento:
-
Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc
4. 3 a 8, 20).
-
Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus
e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
-
Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto
a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
-
Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma
árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
-
Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as
raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
-
Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem
as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da
igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino
da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração
e comunhão com os irmãos,
-
Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão
prejudicando o seu crescimento? Estão
frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que
avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando
aceitou a Cristo?
-
Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem
uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário