RSS

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Adultos: Tempo, Bens e Talentos: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado
Lição 03:  A Mordomia da Alma e do Espírito
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Mordomia da Alma e do Espírito.
- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Corpo, Alma e Espírito”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Corpo, Alma e Espírito
Objetivo:
Estudar sobre tricotomia do homem(corpo, alma e espírito) e a mordomia da alma e do espírito.
Material:
Para digitar: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
03 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Nomes digitados: ALMA, ESPÍRITO
Características da alma(colocar num envelope): vejam na lição
Características do Espírito(colocar num envelope): vejam na lição
Procedimento:
- Colem os seguintes versículos numa cartolina:  
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
- Ao ler os versículos, circulem com pincel atômico as palavras: Deus, homem, imagem e semelhança.
- Peçam para que os alunos olhem para seus colegas e digam: Deus criou o homem e a mulher. Você é imagem de Deus.
- Depois, leiam “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).
- Observem o que acabamos de ler, somos formados de corpo, alma e espírito(circulem estes nomes no versículo).
- Perguntem: Qual a diferença entre alma e espírito?
Aguardem as respostas.
- Agora, peçam para que 02 alunos, um de cada vez, retirem um dos envelopes e leiam as características da alma e do espírito.
- Depois, apresentem 02 folhas de cartolina com as seguintes perguntas:
Título da cartolina 01: Como podemos cuidar da alma?
Título da cartolina 02: Como podemos cuidar do espírito?
Aguardem as respostas e escreva-as nas cartolinas.
- Agora, trabalhem o que está proposto na lição e depois peçam para que os alunos acrescentem outras informações que aprenderam durante a aula, que não foram apontadas quando responderam as perguntas das cartolinas.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: