Lição
03: A Mordomia da Alma e do Espírito
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Mordomia da
Alma e do Espírito.
-
Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica
“Corpo, Alma e Espírito”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a
vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Corpo, Alma e
Espírito
Objetivo:
Estudar sobre tricotomia do
homem(corpo, alma e espírito) e a mordomia da alma e do espírito.
Material:
Para digitar: “E disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o
homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a
e 27.
03 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Nomes digitados: ALMA,
ESPÍRITO
Características da
alma(colocar num envelope): vejam na lição
Características do
Espírito(colocar num envelope): vejam na lição
Procedimento:
- Colem os seguintes
versículos numa cartolina:
“E disse Deus: Façamos o homem
à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua
imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gn 1. 26a e 27.
- Ao ler os versículos, circulem
com pincel atômico as palavras: Deus, homem, imagem e semelhança.
- Peçam para que os alunos
olhem para seus colegas e digam: Deus criou o homem e a mulher. Você é imagem
de Deus.
- Depois, leiam “E o mesmo
Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, alma e corpo, sejam
plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus
Cristo” (I Ts 5.23).
- Observem o que acabamos de
ler, somos formados de corpo, alma e espírito(circulem estes nomes no
versículo).
- Perguntem: Qual a diferença
entre alma e espírito?
Aguardem as respostas.
- Agora, peçam para que 02
alunos, um de cada vez, retirem um dos envelopes e leiam as características da
alma e do espírito.
- Depois, apresentem 02 folhas
de cartolina com as seguintes perguntas:
Título da cartolina 01: Como
podemos cuidar da alma?
Título da cartolina 02: Como
podemos cuidar do espírito?
Aguardem as respostas e
escreva-as nas cartolinas.
- Agora, trabalhem o que está
proposto na lição e depois peçam para que os alunos acrescentem outras
informações que aprenderam durante a aula, que não foram apontadas quando
responderam as perguntas das cartolinas.
Por Sulamita Macedo.
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