Lição
06: A atualidade da mensagem
Bíblica
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Atualidade da mensagem bíblica.
-
Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Atualidade da
Bíblia”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e reprodutiva!
Dinâmica:
Atualidade da Bíblia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atualidade da mensagem
da Bíblia.
Material:
01
texto para analisar(ver no procedimento)
01
cartolina ou 01 quadro
01
pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos a seguinte situação:
“Na
escola, conversando com seus colegas, vocês comentam sobre o que cada um gosta
de ler.
Uns
afirmam que gostam de ler livros que deram origens a filmes ou que estão na
lista dos mais lidos, outros afirmam que não gostam de ler, mas o que leem se
resume aos livros escolares e pesquisas na internet etc.
Você
fala que ler a Bíblia. Isto causa certo espanto e risadas dos colegas.
Um
dos seus colegas pergunta:
-
Por que você ler um livro tão antigo, ultrapassado, quando há tanto livros
atuais e interessantes?
O
que você responderia?”
-
Aguardem as respostas dos alunos.
Escrevam
cada uma no quadro ou cartolina e reservem.
-
Agora, apresentem para os alunos jornais e revistas antigos e leiam alguns
títulos de reportagens que causaram impacto nacional e observem a reação dos
alunos com relação à notícia e a data de veiculação.
-
Depois perguntem:
Por
que estas notícias hoje parecem ter perdido sua real intenção?
Qual
a principal diferença entre estas reportagens e a mensagem da Bíblia?
Espera-se
que os alunos falem que as notícias dos jornais ou revistas tiveram impacto na
época de sua divulgação e depois perderam sua atualidade. Mas, a mensagem da
Bíblia continua atual.
-
Agora, trabalhem sobre a atualidade da Bíblia.
-
Depois, retomem as respostas dos alunos(do início da dinâmica) para que agora, após o estudo da lição, os alunos expressem
os argumentos sobre a atualidade da
Bíblia.
-
Para concluir, leiam I Pe 3. 15b “... e estai sempre preparados para responder
com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em
vós"
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário