Lição 09:
O Cuidado com os Modismos
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O cuidado com os modismos.
- Em seguida, para introduzir
o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Não tem nada a ver?”
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Não tem nada a ver?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os modismos, piercing, alargadores e tatuagem, sob o
ponto de vista bíblico.
Material:
01 baú com cadeado
Várias chaves, apenas 01 deve
abrir o baú
Figuras de roupas(de acordo
com a moda atual, não aconselhável para um cristão usar),
Figuras de piercing,
alargadores e tatuagens.
01 cabide
Observação:
Colocar as figuras dentro do
baú, fechá-lo com o cadeado.
Procedimento:
- Apresentem 01 baú pequeno
com cadeado.
- Falem: O que será que tem
dentro deste baú?
Se alguém acertar vai ganhar
um presentinho.
Aguardem as respostas.
Se alguém tiver acertado, não
falem agora, pois o conteúdo só será revelado quando alguém abrir o baú e todos
verão o que tinha dentro dele.
- Falem: Aqui há várias
chaves, mas somente uma vai abrir este baú.
- Perguntem: Quem será o
primeiro aluno(a) a tentar?
Com certeza alguém vai
conseguir abrir o baú?
Esta pessoa vai abrir o baú,
retirar as figuras, mostrar para classe.
Fixem estas figuras numa
cartolina, usando fita adesiva.
- Perguntem: O que vocês a
acham destas figuras?
Aguardem as respostas.
Observem a forma como os alunos falam sobre o uso deste tipo de moda, do
piercing, do alargador e da tatuagem.
- Depois, falem que nesta
aula, vocês vão estudar sobre o uso o uso deste tipo de moda, do piercing, do
alargador e da tatuagem, sob o ponto de vista bíblico. Por isso, que somente
havia uma única chave que abria o baú, tendo em vista que as outras chaves
fazem referência a outros posicionamentos que certamente eles(os alunos)
conhecem através dos colegas, de pessoas adeptas ao uso e também através da
mídia. A única chave que vai abrir um novo conhecimento sobre o não uso destes objetos
vai ser conhecido hoje nesta aula
- Agora, abordem os argumentos
apresentados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário