Lição
08: Quanto Vale a Minha Beleza
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Quanto vale a minha beleza.
- Em seguida, para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita
do que eu?”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Espelho, espelho
meu, existe alguém mais bonita do que eu?
Objetivo:
Refletir e conscientizar sobre
o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada para atender a ditadura da
beleza.
Material:
01 bola pequena
06 Garrafas descartáveis de 1
litro
01 tubo de cola branca
Nomes digitados: Corpo
perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas
exageradas, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Colem em cada garrafa uma
das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único
de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.
- Organizem o ambiente da sala
para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do
boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.
- Organizem as garrafas no
chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois daquela introdução
realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema
através do jogo do boliche.
- Falem: Estas peças do
boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”.
- Agora, solicitem para que um
aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve
pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
- Em seguida, vocês devem
refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam
mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos
alunos.
- Para finalizar, enfatizem
que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter
alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias de beleza transmitidas
pela mídia.
- Agora, estudem os pontos
levantados na lição, deixando claro a importância da beleza interior.
Ideia original desconhecida de
dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário