Lição 06: As Bodas do Cordeiro
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As Bodas do Cordeiro.
-
Trabalhem o significado da palavra “Bodas” e depois da expressão “Bodas do
Cordeiro”.
Bodas:
termo usado para festa ou aniversário de casamento.
Bodas
do Cordeiro: Festa de casamento de Jesus com sua noiva, a Igreja.
-
Reflitam com os alunos sobre a organização de um casamento, antes, durante e
depois da cerimônia. As tarefas realizadas para esta celebração, os detalhes,
há um sem fim de pontos previstos e executados para que a festa aconteça a
melhor forma possível.
Agora,
façam uma relação entre o casamento terreno com as Bodas do Cordeiro,
enfatizando a importância da preparação da noiva, a Igreja, para o encontro com
o noivo, Jesus.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o
tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e
envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Convite de Casamento
Objetivo: Realizar fechamento do estudo sobre as Bodas do
Cordeiro.
Material:
Convites
de casamento
01
quadro e 01 cartolina ou 02 cartolinas
01
pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos alguns convites de casamento.
-
Peçam para que os alunos leiam e observem com atenção o conteúdo.
-
Agora, proponha para que eles confeccionem um convite de casamento para as
Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões
do tópico seguinte.
-
Escrevam no quadro ou cartolina os principais elementos para este convite.
Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os
pontos sugeridos a seguir:
Nome
da noiva e do noivo: Igreja e Jesus
Local
de realização: No Céu
Duração
da festa: 7 anos aproximadamente
Dia
e hora: Ninguém sabe, mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo.
Então, esteja preparado.
Convidados:
Os salvos de todas as épocas.
Tipo
de vestimenta: Vestes brancas, linho fino, puro e resplandecente.
Cântico:
Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11
Cardápio:
Surpresa, mas será servido um jantar.
-
Depois, enfatizem a importância da preparação da noiva para este evento tão
especial, pois já recebemos o convite para esta festa de casamento.
- Depois,
coloquem este convite em local visível. É interessante que os nome da classe e
dos professores sejam colocados, para que haja divulgação da produção da turma.
Por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário