Lição 09: O Destino dos Justos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O destino dos justos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Vida Eterna”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vida Eterna
Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.
Material:
Envelopes
de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a outra parte)
Papel
com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel
com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão
estar fechados.
Dentro
da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na outra metade
Perdição Eterna.
-
Os alunos devem escolher um dos envelopes.
-
Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome vida
eterna e outro perdição eterna.
-
Em seguida, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo
aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
-
Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o aceita e vive de acordo com a
Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e
vive em conformidade com o mundo terão a vida eterna.
-
Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele,
aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por
aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha
acertada!
-
Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02
envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitr ou
rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a
eternidade.
-
Para concluir, leiam:
“Então
dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí
por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt
25:34).
“Então
dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por
Sulamita Macedo.
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