Lição
06: A honestidade com as palavras
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A honestidade com as palavras.
- Em seguida, analisem alguns
provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai num
caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na
língua”.
“Boca fechada não entra
mosca”.
“Quem muito fala, muito erra”.
“O burro calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o coração
está cheio”.
“Quem conta um conto, aumenta
um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia a
cavalo”.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Telefone Sem Fio”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, leiam o Texto
de Reflexão “Penas ao vento”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi:
chocolates, balas de vários sabores,
pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui
para a fila do caixa para pagar,
mas, quando chegou minha vez de
ser atendido, o sistema saiu do ar e
moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra
forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei
desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção
daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar
fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Penas
ao vento
Conta-se
que, num tempo e lugar distantes daqui, um jovem levantou falso testemunho,
inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A
fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.
Ocorre
que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho
sacerdote para conversar e pedir orientação. O sábio o atendeu calmamente,
ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
- Você
está realmente arrependido deste ato?
O
jovem rapidamente respondeu que sim e que inclusive já havia pedido perdão à
pessoa que injustamente havia acusado.
- Bem,
respondeu o confessor, então peço que você faça o seguinte:
- Você
vai pegar um travesseiro de penas, subir em um alto da montanha e soltar as
penas ao vento.
- Só
isso? Admirou-se o rapaz.
- Sim.
Depois volte aqui.
No dia
seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote disse:
-
Agora você está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície e
recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.
O
jovem olhou sem entender e disse:
- Mas
isso é impossível.
-
Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca, a mentira, falso
testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá
receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre, como
penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo contra alguém.
Que
tal espalhar esta história por aí como penas ao vento?
Autoria do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário