Lição
08: O exílio de Davi
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: O exílio de Davi.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, leiam apliquem a dinâmica “No Deserto”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivo:
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a
confiança de que Deus é soberano e provedor.
Material:
01 saco ou 01 caixa, que caiba
os objetos abaixo relacionados:
Uma bússola, uma vela, fósforo
ou lanterna
Uma Bíblia
Uma borracha
Um sachê de chá de camomila ou
erva-doce
Um clip
Uma liga(elástico)
Um bandaid
Uma bala
Uma peça de um quebra-cabeça
Uma cópia da oração do Pai
Nosso
Um relógio
Procedimento:
- Falem: Há momentos na vida
que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação
que pode ser material e/ou espiritual.
- Perguntem: O que pode causar
a nossa permanência temporária no deserto da vida?
Observem as respostas dos
alunos.
- Falem: Precisamos de alguns
objetos e realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja
amenizada ou garantida.
- Agora, falem: Aqui está um
kit de sobrevivência para quem está nesta situação.
Então, comecem a retirar, do
saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:
Uma bússola, uma vela, fósforo
ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para sair da situação.
Uma Bíblia: Para
fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão
e correção.
Uma borracha: para apagar as
ações negativas e perdoar
Um sachê de chá de camomila ou
erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança
Um clip: Para juntar as
experiências
Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se
a situação
Um bandaid: Para curar
as mágoas, as feridas
Uma bala: Para adoçar a
difícil situação
Uma peça de um quebra-cabeça:
Para lembrar que você não está sozinho. Você tem a família e amigos.
Uma cópia da oração do Pai
Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.
Um relógio: Para lembrar que
Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.
- Depois, perguntem: Vocês
indicariam outros objetos para compor este Kit?
Aguardem as respostas.
Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
- Depois, falem: Quem está
passando por um período difícil, como estiagem ou seca ou no deserto, precisa
que haja uma solução – a chuva.
- Leiam I Rs 18.41 “Então
disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um ruído de uma grande chuva”
Ideia original do uso de um
kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da versão deste kit
com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário