Lição
09: Oração não mecânica, mas
consciente
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Oração não mecânica, mas consciente.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Ensinando a Orar”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo:
Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração que Jesus ensinou “O
Pai Nosso”, dividido por versículo, isto é, cada versículo em uma folha com
letras grandes.
Procedimento:
- Falem: Jesus ensinou aos
discípulos a orar com o exemplo da oração do Pai Nosso.
- Perguntem: Quem sabe a
oração do Pai Nosso?
- Que tal fazermos esta
oração, agora?
Então, deixem que os alunos
repitam esta oração sem ler.
- Depois perguntem: Vocês
entendem o que quer dizer cada parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas
repetem esta oração de forma mecânica sem entender o significado de cada parte.
- Vamos agora, estudar sobre
esta oração ensinada por Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita
a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá
hoje;
E perdoa-nos as nossas
dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação;
mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém”.
- Depois, entreguem para 5
alunos um versículo que compõe a Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o
versículo inicial ler e depois coloca no quadro para e vocês começam a explicar
cada parte. Isto deve acontecer o último versículo.
- Falem: Jesus não falou para
que a repetíssemos como a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando,
não useis de vãs repetições...”
- Falem: Agora, vocês já sabem
como orar!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário