Lição
08: A cura de Eneias e a
ressurreição de Tabita
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A cura de Eneias e a ressurreição
de Tabita.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a
dinâmica “Milagres”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Milagres
Objetivo: Contextualizar o tema da aula com a vida dos
alunos.
Material:
Os 4 sinais das operações matemáticas: adição(soma),
subtração(diminuição), divisão e multiplicação.
01 folha de papel ofício dividida em 4 partes com
linhas traçadas
Procedimento:
- Estudamos sobre a cura de Eneias e a ressurreição
de Dorcas.
- Apresentem os 4 sinais das operações matemáticas.
- Utilizando os sinais das 04 operações, o que modificou
na vida destes personagens e nas pessoas ao redor?
Aguardem as respostas dos alunos.
Se houver necessidade, apresentem este exemplo abaixo
para melhor entendimento de como utilizar os sinais das 04 operações:
Jesus multiplicou 5 pães e 02 peixinhos para uma
grande quantidade de pessoas comerem.
Após a multiplicação, houve a divisão do alimento.
Com isso, a fome foi diminuída.
Este milagre acrescentou(somou) mais a fé aos que
viram o milagre acontecer.
- Entreguem 01 folha de papel ofício para cada aluno,
com a divisão em 04 partes já traçada. Em cada parte da folha, escrever um dos
04 sinais operações.
- Agora, falem:
Vocês estão precisando de um milagre?
O que este milagre vai modificar?
Utilize os sinais das operações matemáticas para
responder.
- Depois, os alunos podem socializar para os colegas
o resultado do que responderam.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário