Lição
09: A conversão do centurião e de
sua família
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A conversão do centurião e de sua
família.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a
dinâmica “Inclusão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão
Objetivos:
Refletir sobre a importância de estar incluído no
grupo e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo.
Enfatizar que a salvação é para todos.
Material(humano): Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade
deve ser ímpar.
2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando
vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não está formando uma
dupla?
- É ruim não está incluído?
4 - Perguntem
a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar
excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos
menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a
cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas
diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias
situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos
momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora
ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar
duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por
isso fomos alcançados.
- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros
que chegam para integrar o grupo.
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois
precisamos conviver em unidade e comunhão.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário