Lição 10:
Pedro é livre da prisão
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Pedro é livre da prisão.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Fui Liberto!”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a
finalidade da morte de Jesus Cristo – salvar a humanidade, livrando-a da prisão
do pecado.
02 correntes feitas com papel
Procedimento:
- Escolham um aluno e uma
aluna e falem que eles vão representar a humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar,
gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o
pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e
as garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas
mãos do aluno e da aluna, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do
pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu
grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as
mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a
humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus amou o
mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que
nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o
Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno e a
aluna devem retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois
firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos
debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário