Lição 12: Novos Céus e Nova Terra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Novos céus e Nova Terra.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém,
conhecendo suas características.
Material:
Palavras
e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita
adesiva
Procedimento:
Antes
da aula:
Digitem
as características separadas das respostas e referências
Separem
cada uma delas
Depois
digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante
a aula:
-
Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova
Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
-
Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora,
conhecermos suas características?
-
Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam
silenciosamente e deixem marcado.
-
Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito),
sem as respostas e as referências.
Obs:
Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para
facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as
respostas.
Arquiteto/construtor):
Deus(Hb 11.10)
Fundamento:
12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato:
Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho:
12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares:
Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais:
Jaspe, ouro puro(Ap 21.18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização
atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização
futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo:
O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores:
os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da
vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada:
A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro:
Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça:
De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio:
Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore
da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as
folhas das árvores serão para saúde das nações
Trabalho:
Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
-
Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada
aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se
relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a
referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as
características sejam identificadas.
-
Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como
consequência morar na Nova Jerusalém.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário