Lição 11: A Ressurreição dos Mortos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem
o título da lição: A Ressurreição dos Mortos.
-
Falem: Na lição de hoje, um dos temas é sobre o Juízo Final, que acontecerá
após o Milênio.
-
Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o
Juízo Final.
-
Continuem, falando: Em qualquer julgamento, há um juiz, um réu, advogados,
acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
-
Depois, anotem estes nomes no quadro ou cartolina.
-
Falem: No Juízo Final ou julgamento do Trono Branco quem serão estas pessoas e
elementos?
Juiz:
Jesus que deixou de ser advogado para exercer esta função.
Réus:
as pessoas que rejeitaram Cristo.
Advogado:
Não haverá.
Acusação:
Rejeitaram a Cristo e andaram segundo a carne.
Provas:
Escritas no Livro da Vida
Sentença:
Afastamento eterno de Deus
Local
para pagar a pena: Lago de Fogo
Tempo
da pena: Eternidade.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a
transformação em suas vidas.
Material:
01
caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal
dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na
inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
-
Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da
Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma
folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
-
Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles
antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação.
Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
-
Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas
vidas.
-
Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que
forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem,
ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na
segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se
preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como
também folhas em branco para algum registro posterior.
-
Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de
empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre
a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.
Por
Sulamita Macedo.
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