Lição
11: O Cuidado com Certas Festas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O cuidado com certas festas.
- Em seguida, para introduzir
o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Bola cheia e bola murcha”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Bola cheia e bola
murcha
Objetivo:
Refletir sobre a alegria permanente que só encontramos em Jesus.
Material:
02 bexigas de aniversário
Procedimento:
- Façam as seguintes perguntas
para os alunos:
Em que momentos vocês se
sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de
impedimentos para sentir alegria?
Observem atentamente o que
eles vão dizer.
- Falem: Existe uma alegria
ocasionada por situações diversas e há outra diferente proporcionada pelo
Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para exemplificar, utilizem
duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e enquanto vocês
falam, vão soltando o ar devagar.
- Falem: Há pessoas que ficam
alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste
momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
- Encham outra bola e deem um
nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância
(neste momento, brinquem com a bola, jogando para os alunos).
- Falem: Observaram que a bola
cheia pula de alegria e a bola murcha não tem dentro de si aquilo que a torna
leve e saltitante? Da mesma foram o cristão, para ter alegria permanente
somente através do Espírito Santo. Entretanto, quem não tem Jesus, precisa de
alegria passageira, que se acaba rapidamente.
- Falem: Aqui nesta
demonstração há dois tipos alegria. Mas na aula de hoje, o estudo é sobre a
alegria cuja fonte está em Deus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário