Lição
11: As consequências do pecado de
Davi
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: As consequências do pecado
de Davi.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, leiam apliquem a dinâmica “O salário
do pecado”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O salário do pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado e suas
consequências.
Material:
01 jarro
Papel
Caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a
seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas nos traz
algumas reflexões:
“Conta-se que o anjo Gabriel
deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
- Enquanto vocês estiverem com
este jarro vocês serão muito felizes.
Eva pegou o jarro e deu para
Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o
jarro quebrou-se em muitas partes”.
Autor desconhecido.
- Agora, façam algumas
indagações:
1 - Neste contexto, o que pode
significar o “jarro”?
O jarro significa a comunhão
com Deus e a ausência de pecado.
2 - Que relação pode ter o
jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
O jarro quebrado pode ser
comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.
3 - Qual era o elemento que
promovia a felicidade do casal?
O jarro da história representava o cuidado do
casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
4 - Por que era importante
guardá-lo com cuidado?
O jarro tinha que ser bem
cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.
5 - O que pode simbolizar cada
parte quebrada?
A soma das partes quebradas
simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como
consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode
reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando
a vida espiritual.
- Depois dos questionamentos e
respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Perguntem:
O que podemos colocar dentro
deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com
Deus?
O que preenche o homem
interior?
Que ações podemos ter para não
sofrer as consequências do pecado?
Distribuam papel para os
alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel e
leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
“Porque o salário do pecado é
a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
Tendo em vista o estudo de
alguns personagens bíblicos, que tal fazer a conclusão do trimestre organizando
a biografia deles?
Os personagens principais
foram: Samuel, Saul e Davi.
Coloquem o nome do personagem
no quadro e depois os alunos vão falando sobre a parte pessoal, funções e
atitudes dele.
Acrescentem outras
informações, se necessário.
Por Sulamita Macedo.
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