Lição
12: A rebelião de Absalão
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A rebelião de
Absalão.
-
Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “Rebeldia”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Rebeldia
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a rebeldia.
Material: 01 caixa ou envelope
Procedimento:
Antes da aula:
Colocar dentro da caixa:
05 papéis contendo casos de rebeldia(vejam no procedimento)
Papéis em branco – a quantidade vai depender do número de
alunos na aula.
Na aula:
- Organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa
sobre o tema da rebeldia.
- Apresentem uma caixa.
- Falem: Nesta caixa, há vários papéis.
- Peçam para que os alunos peguem somente um papel que está
dentro da caixa ou envelope.
Alguns alunos vão tirar papéis em branco e 05 vão tirar os
casos abaixo.
Caso familiar de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?
Caso no trabalho de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?
Caso pessoal de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?
Caso na igreja de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?
Caso bíblico de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?
Quando os 05 alunos relatarem, vocês falam:
Vocês que tiraram o papel em branco pensaram que não vão
falar nada?
Os alunos que estão com os 05 papéis com os casos de
rebeldia vão escolher 05 colegas para entregar o papel.
Estes alunos vão analisar o caso relatado pelo colega.
- Depois, para concluir falem:
Nesta lição, vamos estudar sobre o pecado da rebelião.
Por Sulamita Macedo.
Tendo em vista o estudo de alguns personagens bíblicos, que tal fazer a conclusão do trimestre organizando a biografia deles?
Os personagens principais foram: Samuel, Saul e Davi.
Coloquem o nome do personagem no quadro e depois os alunos vão falando sobre a parte pessoal, funções e atitudes dele.
Acrescentem outras informações, se necessário.
0 comentários:
Postar um comentário