Lição
11: A Bíblia ensina a respeitar os
idosos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a respeitar os idosos.
-
Façam um levantamento de quantos alunos têm convivência com idoso.
Anotem
no quadro. Normalmente, eles têm este relacionamento por conviver com pais,
tios, avós, membros de sua família ou de colegas, ou na escola, ou na igreja
etc.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Terceira Idade”.
-
Trabalhem outros pontos levantados na lição, sempre de forma contextualizada e
participativa.
-
Que tal fazer uma homenagem aos idosos da EBD?
Pensem
com os alunos uma forma de realizar isto.
Sugestão:
Apresentar uma mensagem por escrito ou falada para os idosos, entregar um
cartão, professor e alunos falar diante das outras classes sobre o tema
estudado, no final todos dizerem: Mais respeito aos idosos!
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Terceira Idade
Objetivo:
Refletir
sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento do adolescente com o idoso.
Material:
Cópia
do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01
folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1 -
Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o
netinho de 4 anos de idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada
e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos
trêmulas e a visão falha do senhor o
atrapalharam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na
toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao
papai, disse o filho.
- Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de
gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num
cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família
fazia as refeições à mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua
comida era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali
sozinho, às vezes com lágrimas nos olhos, mesmo assim, as únicas palavras que
lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida
cair no chão.O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma
noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão,
manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe
comerem quando eu crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho.
Aquelas palavras tiveram grande impacto nos pais e eles ficaram chocados,
pensativos, refletiram suas atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o
que precisava ser feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e
gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele
comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão o marido e a mulher
não se importavam mais com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o
leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
Autoria
do texto desconhecida.
2 –
Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse idoso com seu
filho, nora e neto.
Que
pontos chamou mais sua atenção?
Falem:
Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos traz grandes
ensinamentos.
3 -
Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ser presenciado. Então, dividam
a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem, tanto
positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras pessoas, em
vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro etc.
Estipulem
um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4 -
Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5 -
Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência do jovem
com os idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de respeito e
paciência, pois os jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em situação de
desvantagem, neste aspecto, mas há muito que aprender com eles.
6 –
Que tal agora, mudarmos a história que foi lida! Como ficaria a história?
Deixem
os alunos falarem e observem o posicionamento deles diante da situação contada
na história.
Por
Sulamita Macedo.
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