Que a alegria do Natal nos encha de esperança
no ano novo que se inicia.
Adultos: O Governo divino em mãos humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel
Lição
13: A velhice de Davi
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A velhice de Davi.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, leiam apliquem a dinâmica “Terceira
Idade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Terceira Idade
Objetivo:
Refletir
sobre a condição da pessoa idosa e o relacionamento com o idoso.
Material:
Cópia
do texto “A Tigela de Madeira”(veja no procedimento)
01
folha de papel ofício e caneta para cada grupo
Procedimento:
1 -
Leiam o texto “A Tigela de Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi morar com seu filho, nora e o
netinho de 4 anos de idade. As mãos do senhor eram trêmulas, sua visão embaçada
e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos
trêmulas e a visão falha do senhor o
atrapalharam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, o leite era derramado na
toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça.
– Precisamos tomar uma providência com respeito ao
papai, disse o filho.
- Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de
gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num
cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família
fazia as refeições à mesa com satisfação.
Desde que o senhor quebrara um ou dois pratos, sua
comida era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali
sozinho, às vezes com lágrimas nos olhos, mesmo assim, as únicas palavras que
lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida
cair no chão.
O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em
silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava
no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe
comerem quando eu crescer.
O garoto sorriu e voltou a fazer o trabalho.
Aquelas palavras tiveram grande impacto nos pais e eles ficaram chocados,
pensativos, refletiram suas atitudes.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o
que precisava ser feito. Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e
gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu
todas as refeições com a família. E por alguma razão o marido e a mulher não se
importavam mais com um garfo e com a colher quando caiam ou quando o leite era
derramado ou a toalha da mesa sujava.
Autoria do texto desconhecida.
2 –
Após a leitura, reflitam com os alunos sobre a convivência desse idoso com seu
filho, nora e neto.
Que
pontos chamou mais sua atenção?
Falem:
Lemos uma situação que pode ter acontecido ou não, mas que nos traz grandes
ensinamentos.
3 -
Falem: Mas, há situações reais que vocês devem ter presenciado. Então, dividam
a turma em 02 grupos e peçam que eles anotem fatos que conhecem, tanto
positivos e negativos com relação ao tratamento do idoso por outras pessoas, em
vários lugares, como ônibus, fila de banco, no volante de um carro etc.
Estipulem
um tempo de 5 minutos para esta atividade.
4 -
Depois, os grupos devem apresentar e refletir sobre estas ações.
5 -
Para concluir, contextualizem o tema, refletindo sobre a convivência com os
idosos, enfatizem a necessidade de atitudes promotoras de respeito e paciência,
pois os mais jovens são ágeis, rápidos e os idosos estão em situação de
desvantagem, neste aspecto, mas há muito que aprender com eles.
6 –
Que tal agora, mudarmos a história que foi lida! Como ficaria a história?
Deixem
os alunos falarem e observem o posicionamento deles diante da situação contada
na história.
Por
Sulamita Macedo.
Tendo em vista o estudo de
alguns personagens bíblicos, que tal fazer a conclusão do trimestre organizando
a biografia deles?
Os personagens principais
foram: Samuel, Saul e Davi.
Coloquem o nome do personagem
no quadro e depois os alunos vão falando sobre a parte pessoal, funções e
atitudes de cada um.
Acrescentem outras
informações, se necessário.
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