Lição 10:
Drogas: Não Vale a Pena Arriscar
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Drogas: Não vale a pena arriscar.
- Levem para a classe alguém
que já foi dependente ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das
drogas.
O que mudou na sua vida
pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.
Vocês também podem levar
alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Acesse: www.proerdbrasil.com.br/
- Caso vocês, não consigam
alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar
sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de
relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo
dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das
drogas.
Vejam abaixo, indicação de
leitura de 02 cartilhas sobre drogas, uma para pais de adolescentes e outra
para educadores
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Droga é uma droga”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Droga é uma droga
Objetivo:
Concluir o estudo sobre drogas.
Material:
01 caneta
02 folhas de papel ofício
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem: Depois do que
estudamos e discutimos sobre as drogas, vamos organizar um esquete sobre este
tema.
O que é um esquete? Refere-se
a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.
- Os alunos devem elaborar o
texto de forma conjunta, sob a supervisão e orientação dos professores. É
interessante a escolha de um título, vejam esta sugestões: Drogas, tô fora! ou
Droga é uma droga!
- Depois do texto elaborado,
os alunos devem fazer a encenação, para isto é necessário definir quem serão os
atores.
Observação: se possível, em
outro domingo os alunos poderiam fazer a encenação para as demais classes da
EBD. Para tanto, seria necessário acordar previamente com o superintendente.
Por Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura
Sugestão de Leitura sobre
Drogas, como abordar o aluno, o filho, o tratamento, orientações, sugestões de
filmes etc.
1 - Drogas: Cartilha para pais
de adolescentes. Acessem o link abaixo e leiam.
2 - Drogas: Cartilha para
educadores. Acessem o link abaixo e leiam.
0 comentários:
Postar um comentário