Lição
12: O milagre que salvou o
carcereiro
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O milagre que salvou o carcereiro.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Quanto
você vale?”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a
salvação, como pagamento do resgate do homem por Jesus.
Material:
01 figura de carro, casa e
objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva
Procedimento:
- Comecem perguntando qual o
valor dos objetos que os alunos estão com eles naquele momento da aula.
Anotem as respostas num papel
e coloquem ao lado de cada objeto.
- Agora, coloquem num quadro
as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel
e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto
vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼
da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este
valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada
aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação
dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por
eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm
muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele
passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande
amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar
esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta
dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu
amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados
por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de
Deus, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do
sacrífico de Jesus.
“E, quando vós estáveis mortos
nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com
ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra
nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou
do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Por Sulamita Macedo.
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