Lição
13: Família, meu Porto Seguro
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Família, meu porto seguro.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar um dos
pontos da lição sobre a ajuda de todos nas tarefas de casa, utilizem a dinâmica
“Dividindo Tarefas”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivo:
Refletir sobre a divisão de tarefas na família.
Material:
01 cartolina
Poucos lápis(quantidade menor
do que alunos)
02 réguas
Procedimento:
- Coloquem uma cartolina sobre
uma mesa, poucos lápis e 02 réguas.
- Organizem os alunos ao redor
desta mesa.
- Peçam para que os alunos
desenhem uma casa, isto é, a planta baixa de uma residência com todos os
compartimentos e móveis. Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade.
- Observem os alunos fazendo
esta atividade, nos seguintes aspectos:
A divisão de tarefas
Como foi a execução da
atividade
A decisão da quantidade de
cômodos
Tarefa realiza totalmente,
pela metade ou não foi realizada
- Vocês aqui representam uma
família e organizaram esta casa.
- Vamos agora, estudar o que é
uma família, a divisão de tarefas no lar e as responsabilidades.
- Falem sobre o que vocês
observaram durante a atividade e transfiram este exemplo para uma família.
- Depois, perguntem:
O que eles realizam como
tarefa doméstica para ajudar na organização da casa?
Anotem todas as respostas.
- Perguntem para os alunos:
Quais as responsabilidades dos
pais no ambiente da casa?
- Em seguida, para concluir, façam
uma oração pela família de cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário