Adultos - O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo
Lição 12: A Urgência do Discipulado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Urgência do Discipulado.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
Depois, apliquem a dinâmica
“Discipulando”.
Lembram-se daquela proposta
que fiz na lição 01?
“Perguntar: Quem é o Espírito
Santo?
Anotar todas as respostas numa
folha de papel madeira ou cartolina e reservar.
Falar que ao longo desta aula
e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito
Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.
Agora, pequem a folha de papel
madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 12, utilizando
frases curtas e/ou palavras.
Tenho certeza de que será
muito produtivo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Discipulando
Objetivos:
Exemplificar a necessidade do
acolhimento e integração dos novos convertidos na classe do discipulado e nas
atividades da igreja.
Enfatizar a importância do
trabalho do discipulado para o crescimento da igreja.
01 pacote de palitos de
churrasco
Procedimento:
- Entregar 01 palito de
churrasco para cada pessoa e pedir para que quebrem. Eles vão quebrar com
facilidade.
- Depois, pegar uma quantidade
de palitos correspondente a quantidade de pessoas, entregar para uma pessoa do
grupo e pedir que ele quebre o conjunto de palitos. Ele não vai conseguir.
- Falem: Que lições podemos extrair
deste procedimento com relação aos novos convertidos?
Aguardem as respostas.
As respostas podem girar em
torno de:
O novo convertido isolado pode
ter mais dificuldade para se manter em pé, as dúvidas e as críticas que recebe
pode enfraquecer sua fé e ser quebrado como aconteceu somente com o palito.
Mas, ele estando integrado, se
sentirá mais forte e com orientação se sentirá fundamentado e seguro para
prosseguir, como na demonstração de todos os palitos juntos.
- Em seguida, apresentem este
versículo para enfatizar a importância da integração do novo discípulo as
atividades já mencionadas: “E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem
uma só vara na tua mão”(Ez 37:17).
- Depois, falem sobre a classe
do Discipulado na EBD, lugar ideal para os recém-convertidos conhecerem os
fundamentos da fé de acordo com a Bíblia, para que os seus primeiros passos
sejam orientados e seguros no caminho em que devem andar.
Dessa forma, eles estarão
sendo cuidados nesta nova etapa da vida e eles podem afirmar de modo diferente
do salmista, quando disse: “Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia
quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”(Sl 142:4).
- Para concluir, leiam a
resposta do mordomo-mor etíope a Felipe: “Como poderei entender, se alguém não
me ensinar?”(At 8. 31).
Isto demonstra a real
necessidade do ensino e da orientação para que o novo convertido entenda os
valores do Reino de Deus, contidos na Palavra de Deus. E Dessa forma, a igreja
terá crescimento com integrantes alicerçados em Cristo Jesus.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Amém
Postar um comentário