Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas
Lição 11: Sofonias e Ageu
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: Sofonias e Ageu. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o item 1, utilizem a dinâmica
“O que o futuro reserva para mim?” e para o item 2 a dinâmica “Prioridades”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que o futuro reserva para
mim?
Objetivo:
Contextualizar o julgamento inevitável
anunciado pelo profeta Sofonias para o povo, que havia se desviado dos
ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em fontes
pagãs.
Refletir sobre a vida cristã pautada na
Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs, no tempo
presente e no futuro.
01 Bíblia
01 ampulheta ou 01 figura dela
Procedimento:
- No livro do profeta Sofonias, lemos:
“E estenderei a minha mão contra... os que
sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao
Senhor e juram por Malça”(1.4a e 5).
- Falem: Aqui observamos que o povo estava
tendo uma prática astrológica e também prestava culto ao Senhor e a Malcã,
evidência de sincretismo religioso com o paganismo.
- Falem, ainda: É muito comum hoje também
muitas pessoas, até evangélicas, consultarem a astrologia, para obter
orientação sobre o futuro, consultando o horóscopo diariamente, acreditando
como algo verdadeiro e aceitável para seu futuro, tendo as orientações como
guia para suas decisões.
- Agora, solicitem aos alunos que falem sobre
a consulta ao horóscopo na época que ainda não eram convertidos: quando e como
acontecia e por que faziam esta prática.
Observem as respostas com atenção.
- Perguntem:
Por que muitas pessoas buscam no horóscopo
orientação para suas vidas?
Quais os tipos de orientações que são
apresentadas?
Onde e a quem o cristão convertido deve
consultar sobre sua vida? De que forma?
Aguardem as respostas dos alunos.
- Apresentem a ampulheta. Ela representa aqui
o tempo que está passando. Quanto ao futuro que ainda não conhecemos, a palavra
de Deus nos dá orientações e informações sobre o tempo que virá.
- Falem: Tenhamos nós o cuidado de obedecer a
Deus conforme Sua Palavra, pois quem está ligado em Deus não perde o foco da
trajetória cristã e não busca outras fontes de orientação. O futuro reservado
para aqueles que obedecem a Deus está assegurado em Sua Palavra.
Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não
anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem
se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite”.
Sl 119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o
seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu
coração, para eu não pecar contra ti”.
- Para concluir falem:
Sofonias anunciava o juízo de Deus sobre o
povo por causa de seus pecados num futuro próximo, pois o que reservava para
eles, devido suas práticas, era o julgamento inevitável anunciado pelo profeta,
tendo em vista que haviam se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando
formas de consulta e adoração em fontes pagãs.
Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é
considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da
observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, encontram
segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Prioridades
Objetivos:
Contextualizar o que Deus estava requerendo
do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a
reconstrução do templo.
Ilustrar a importância das prioridades na
vida cristã.
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno
ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a
quantidade depende do tamanho do vaso.
- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser
mais, depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em
casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados
para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
Situação 01
- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem
dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta
quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os
bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você
em casa.
Aguardem as respostas. Certamente vão variar,
mas a normalmente as pessoas optam pelo não.
- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a
borda do vaso.
- Agora falem: Esta parte de arroz representa
as coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.
Situação 02
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o
outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e
depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no
vaso?
Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e
de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?
Observem as respostas.
- Depois, falem:
Na situação 02 temos: O arroz que foi
colocado em primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais
atenção, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro
lugar representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras
coisas(o arroz).
- Concluam falando sobre a importância do que
é prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o
Reino de Deus.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto
também pode acontecer em nossas vidas.
O que
temos como prioridade?
Estamos acomodados, indiferentes,
apresentando desculpas e invertendo prioridades?
- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino
de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
- Concluam, afirmando que Deus estava
requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é,
a reconstrução do templo.
Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o
que aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em
detrimento da obra de Deus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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