Adultos: A Carreira que Nos Está Proposta - O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu
Lição 11: A Realidade Bíblica do InfernoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Realidade Bíblica do
Inferno. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para dar continuidade a
aula, apliquem a dinâmica “Hades”, que oportunizará a participação dos alunos antes e durante a aula,
utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre o tema “A realidade bíblica
do inferno” e os falsos ensinos.
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hades
Objetivo:
Oportunizar a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando
a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre o tema “A realidade bíblica do
inferno” e os falsos ensinos.
Notebook, tablet ou celular dos alunos
Registro escrito ou digitado da pesquisa
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para:
Primeiro, realizar a leitura da lição por completo
Depois, fazer apontamentos sobre as seguintes situações expostas na
lição:
O Pensamento humano a respeito do inferno(item 1 da lição)
A doutrina bíblica do inferno(item 3 da lição)
Os alunos também podem realizar a pesquisa na internet e levar as
informações escritas no próximo domingo.
No dia da aula:
- Após a introdução da lição, organizem os alunos em círculo.
- Peçam para que os alunos falem de forma objetiva o que pesquisaram
quanto as questões propostas acima citadas.
- Escutem atentamente o que os alunos falam.
- À medida que eles falam, vocês vão pontuando, no quadro, palavras ou
expressões para chamar atenção sobre os 02 pontos de vista sobre o inferno: os
falsos ensinos e a doutrina bíblica do inferno.
- Para concluir, enfatizem que o inferno é real, lugar eterno para aqueles
que se rebelaram contra Deus e sua palavra. O caminho da vida cristã tem como
alvo o céu. Não deixe que nada lhe embarace e desvirtue seus passos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário