Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 12: A Realidade Bíblica do Evangelho na Cultura
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Realidade Bíblica do Evangelho na
Cultura. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Influenciando”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Influenciando
Objetivos:
Promover reflexão sobre o comportamento do
cristão como “sal da terra”.
Enfatizar a importância do cristão ter bom
testemunho.
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
– Expliquem que o sal representa o cristão e o
copo com água está representando o mundo, a sociedade e a cultura.
– Solicitem atenção dos alunos para o que
vocês vão realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
– Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não
retirem a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo(
situação 02);
01 colher de sal no último copo e misture(
situação 03).
– Perguntem: Qual situação melhor representa a
conduta do cristão no mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação
para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve
ter percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode
estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está
misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que
se adubará?” Lc 14.34
Espera-se que, após os questionamentos e a
leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03
representa a conduta do cristão como sal da terra.
Para isto, para ser sal da terra, o cristão
deve apresentar bom testemunho, exercendo influência na sociedade e propagando
o evangelho que transforma vidas, apontando Jesus – o salvador.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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