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segunda-feira, 24 de junho de 2024

Dinâmica: Dupla Cidadania

Objetivo: Estudar sobre a cidadania terrena e celestial.

Material:

Mapa do Brasil

Mapa Múndi

01 quadro ou cartolina

01 figura de passaporte

Procedimento:

- Coloquem um mapa do Brasil sobre uma mesa ou no piso da sala.

- Organizem os alunos ao redor do mapa.

- Peçam para que os alunos apontem no mapa onde nasceram e anotem, no quadro ou cartolina, o nome do país, estado e cidade.

- Depois, apresentem uma certidão de nascimento e observem as características deste documento, como: Nome da pessoa, dos pais, dos avós, cidade, data e horário de nascimento etc.

- Falem: Quando vocês nasceram, os pais ou responsáveis tiveram o cuidado de fazer o registro do seu nascimento e a partir deste momento, oficialmente, vocês puderam ser contados no censo e passaram a ter direitos e deveres como cidadãos. Esta é nossa cidadania terrena.

- Perguntem: Mas, há outra cidadania, além da terrena?

Aguardem as respostas. Certamente, alguém deverá falar sobre a cidadania celestial. Mas se ninguém falar, vocês informam para os alunos sobre ela.

- Depois, apresentem uma figura de passaporte e falem: O passaporte é um documento de identificação pessoal emitido pelo governo do seu país, atestando sua nacionalidade e através dele você está apto a sair do seu país e ir para outro, desde que consiga o visto para este fim.

O passaporte para ingressar na cidade celestial é o Novo Nascimento.

Leiam: Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.

- Neste momento, apresentem o mapa Múndi e falem:

 A pátria celestial será formada por todas as pessoas de todo o mundo que aceitaram a Jesus e que, assim como nós estamos,  eles também estão na caminhada rumo a cidade celeste.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe 2.9).

Por Sulamita Macedo.

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