Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 13: A Realidade Bíblica de uma Fé Que faz a
Diferença
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Realidade Bíblica de uma Fé Que faz
a Diferença. Vocês podem
escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para introduzir estudo do tema da aula, utilizem
a dinâmica
“A fé que faz a diferença”.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A fé que faz
a diferença
Objetivos:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade
que Jesus nos dá através do perdão.
Enfatizar que através da salvação, a pessoa
passar a ter uma vida diferente e que também faz a diferença no meio em que
está inserido.
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia
ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências,
do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em
pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este
aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o
aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está
incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então
leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”,
enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos
do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se
sentindo agora?
Certamente, ele dirá que está bem melhor, sem
carregar um fardo.
Falem que só Jesus pode nos perdoar,
livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Enfatizem que Jesus nos concede o perdão,
mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da
oração e abandonar o pecado.
- Afirmem que depois da conversão, o ser
humano passar a ter uma vida diferente e que também faz a diferença no meio em
que trabalha, onde estuda, no cuidado com a natureza etc.
- Para concluir, falem que é sobre a fé que
faz a diferença o tema da aula de hoje.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário