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terça-feira, 18 de junho de 2024

Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas

Lição 12: Zacarias e Malaquias

Professoras e professores, observem estas orientações:  

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Zacarias e Malaquias. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmicaO Caminho da Integridade espiritual”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Caminho da Integridade Espiritual     

Objetivos:

Contextualizar o tema da falsa religiosidade do povo pós-exílio com a vida dos alunos na atualidade.

Enfatizar a prática da Integridade espiritual, afastando-se da falsa religiosidade.

Material:

01 envelope de tamanho grande

01 coração de cartolina color set vermelha

Procedimento:

Dias antes da aula:

Confeccionar 01 coração de cartolina color set que caiba dentro do envelope

Escrever no coração a expressão “Integridade espiritual”.

Colocar o coração dentro do envelope

Escrever por fora do envelope a expressão “Falsa religiosidade”.

Na aula:

- Ao concluir a exposição do conteúdo sobre a situação do povo pós-exílio, e a advertência dos profetas Zacarias e Malaquias, apresentem o envelope e apontem para o que está escrito fora dele: “Falsa religiosidade”.

- Falem: Neste envelope pode-se ler a expressão “Falsa religiosidade”, apontando para as práticas religiosas não sinceras para com Deus ou até por cumprimento de normas e atos piedosos exteriores. Por isso, aqui neste envelope está escrito fora dele.

- Ao terminar a explanação, abram o envelope e retirem o coração com o nome “Integridade espiritual”, demonstrando que o poder do Espírito Santo transforma e aperfeiçoa o interior do salvo, que passa a ter características de justiça, como: retidão, integridade, honestidade. A justiça do reino é interior, moral e espiritual, diferente da justiça exterior e legalista.

- Prossigam afirmando que o cristão deve ter vigilância com seus pensamentos e ações, que devem ser sinceros, com renovação espiritual constante, para que não seja um cristão de aparência, mas de verdade.

- Para concluir, leiam:

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”(João 4.24).

Por Sulamita Macedo. 

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