Juvenis
- Conhecendo
os Livros dos Profetas
Lição 12: Zacarias e Malaquias
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes
e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da
lição: Zacarias e Malaquias. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“O
Caminho da Integridade espiritual”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho da Integridade
Espiritual
Objetivos:
Contextualizar o tema da falsa religiosidade
do povo pós-exílio com a vida dos alunos na atualidade.
Enfatizar a prática da Integridade espiritual,
afastando-se da falsa religiosidade.
01 envelope de tamanho grande
01 coração de cartolina color set vermelha
Procedimento:
Dias antes da aula:
Confeccionar 01 coração de cartolina color set
que caiba dentro do envelope
Escrever no coração a expressão “Integridade espiritual”.
Colocar o coração dentro do envelope
Escrever por fora do envelope a expressão “Falsa religiosidade”.
Na aula:
- Ao concluir a exposição do conteúdo sobre a
situação do povo pós-exílio, e a advertência dos profetas Zacarias e Malaquias,
apresentem o envelope e apontem para o que está escrito fora dele: “Falsa religiosidade”.
- Falem: Neste envelope pode-se ler a
expressão “Falsa
religiosidade”,
apontando para as práticas religiosas não sinceras para com Deus ou até por
cumprimento de normas e atos piedosos exteriores. Por isso, aqui neste envelope
está escrito fora dele.
- Ao terminar a explanação, abram o envelope e
retirem o coração com o nome “Integridade espiritual”, demonstrando que o poder do Espírito Santo transforma e aperfeiçoa o
interior do salvo, que passa a ter características de justiça, como: retidão,
integridade, honestidade. A justiça do reino é interior, moral e espiritual,
diferente da justiça exterior e legalista.
- Prossigam afirmando que o cristão deve ter
vigilância com seus pensamentos e ações, que devem ser sinceros, com renovação
espiritual constante, para que não seja um cristão de aparência, mas de
verdade.
- Para concluir, leiam:
“Deus é Espírito, e importa que os que o
adoram o adorem em espírito e em verdade”(João 4.24).
Por Sulamita Macedo.
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