Pré-adolescentes - Conhecendo o Caráter de Deus
Lição 13: Um
Deus Amoroso
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Um Deus Amoroso, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizando a dinâmica “A Marca do
Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do
Discípulo
Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo
de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada aluno
- Falem: “Conta-se que certo homem estava
participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem
nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e
apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia
marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é
o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por
isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para
cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos
reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns
aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos
outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para
o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com
os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor,
cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações
entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”,
representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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