Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 11: Crendo nas Ordenanças de Cristo à Igreja
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo nas Ordenanças de Cristo à
Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Falem: O Batismo nas águas e a Santa Ceia
são ordenanças da Igreja.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre
o que eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários, suas opiniões e
informem que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e falem do
significado de cada um.
Aqui está sendo utilizado o Conhecimento
Prévio, isto é, aquilo que os alunos já conhecem sobre o assunto.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para exemplificar os tipos de batismo,
utilizem a dinâmica
“O Batismo”.
- Apresentem outros pontos levantados na
lição.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
Procedimento:
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já
presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram,
utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos
batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do
batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que
há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar
sobre este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os
alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os
crentes em amor pela comunhão com Jesus.
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho
de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem
os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e suco
ou refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar
juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche,
celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo
de suco ou refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro
de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um
colega e troque com ele, o pão e o copo de suco ou refrigerante, falando uma
mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos
umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário