Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 13: O Amor do Pai por seus FilhosProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O Amor do Pai por seus Filhos, escrevendo no quadro
branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Os dois filhos
e um pai amoroso”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Os dois filhos e um pai amoroso
Objetivo:
Refletir
sobre o comportamento do filho, que saiu de casa e arrependido volta para casa
do pai, que o recebe com amor e a atitude de seu irmão.
Material:
01
mochila
Dinheiro
fantasia
01
relógio
–
Leiam com os alunos uma parte da parábola do filho pródigo, abaixo descrita:
“E
disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E
o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E
ele repartiu por eles a fazenda.
E,
poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra
longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E,
havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a
padecer necessidades”(Lucas 15:11-14).
–
Depois, peçam para que eles apresentem uma encenação desta parte da parábola.
Eles deverão escolher 03 alunos para representar o pai e dois filhos e utilizar
os materiais descritos no item material.
Estipulem
um tempo para a organização da peça e também para a apresentação.
–
Para finalizar, reflitam sobre:
A
atitude do filho que saiu de casa e o resultado dessa atitude, com relação ao
desperdício do tempo, dinheiro, saúde etc. Também sobre seu arrependimento e
retorno para casa.
O
amor de seu pai que o recebe alegremente.
O
comportamento de seu irmão que ficou indignado e decepcionado com a situação.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário