Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 11: Você está Firme?Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Você está Firme?, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Firmado na Rocha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Firmado na Rocha
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a parábola do Homem Prudente e do Insensato.
Material:
01
tijolo
02
cartolinas
Lápis colorido para 02 grupos
02 tesouras
02
colas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Para o grupo 01, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os
seguintes materiais:
01
tijolo(será o alicerce)
01
cartolina
Lápis
colorido
Tesoura
Cola
-
Para o grupo 02, falem que os alunos deverão montar uma casa utilizando os
seguintes materiais:
Areia(será
o alicerce)
01
cartolina
Lápis
colorido
Tesoura
Cola
-
Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos para esta atividade. Durante este
tempo, passem em cada grupo para observar o andamento da tarefa e dar alguma
orientação se necessário.
-
Depois, os alunos deverão apresentar para a turma o resultado.
-
Depois, perguntem: Estas duas situações fazem vocês se lembrarem de uma
história contada por Jesus?
Aguardem
as respostas. Espera-se que eles se lembrem da parábola do Homem Prudente e do
Insensato.
-
Em seguida, leiam a parábola e reflitam sobre o significado:
“Todo
aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei
ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E
desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E
aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem
insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E
desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
e caiu, e foi grande a sua queda”(Mateus 7:24-27).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário