Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas
Lição 10: Naum e Habacuque
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: Naum e Habacuque. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o item 1, utilizem a dinâmica
“O
Peso do Pecado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Peso do
Pecado
Objetivos:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade
que Jesus nos dá através do perdão.
Contextualizar a situação dos ninivitas(Item 1
da lição) com a nossa situação, diante do julgamento do justo juiz.
Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia
ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências,
do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em
pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este
aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o
aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está
incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então
leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”,
enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos
do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se
sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar,
livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, falando:
A situação dos ninivitas, na profecia de Naum,
Nínive seria destruída por causa de seus pecados, sofrendo o julgamento divino;
a nossa realidade também pode remeter a situação do afastamento do povo, pela
desobediência e pecados, mas a misericórdia de Deus(que julga com justiça), para conosco é apresentada e a porta da graça
hoje está aberta, mas haverá um tempo que será fechada e será tarde demais para
o arrependimento.
Afirmem ainda que Jesus nos concede o perdão,
mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas
através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma
vida transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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