Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 10: O Amor na PráticaProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: O Amor na Prática, escrevendo no quadro
branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Eu, um
samaritano!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Material:
Bíblia
06
alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom
Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por
ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
-
O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver
lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que
necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
-
Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer
seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário