Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento
entre o crente e o mundo
Lição 12: Comunique-se
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Iniciem o estudo da lição, falando que o tema da aula será sobre a comunicação.
-
Em seguida, leiam o texto abaixo:
“Jorge trabalhava numa firma, era
cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia Jorge
cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
Chegou em casa e, estando sua
esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua raiva em cima dela,
dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu patrão quando fora
humilhado. Desabafou para a esposa:
- Eu trabalho sem descanso, nunca
deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego em casa, nem mesmo tenho o que
comer...
A esposa, muito chateada, calou-se,
mas não se conformou. Quando seu filho chegou da escola cansado e colocou seu
material em cima do sofá, ela desabafou:
- Você não reconhece todo o meu
trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em qualquer lugar...
Na verdade não estava dizendo isso
para seu filho e sim para seu marido.
O menino subiu para seu quarto e,
quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima de sua cama. Deu um
chute no cachorro, gritando:
- Você fica deitado em qualquer
lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
Não estava querendo dizer isso para
o cachorro e sim para sua mãe.”
Autor desconhecido.
-
Depois, analisem os pontos falhos de comunicação desta família, citando partes
do texto onde há problemas de diálogo.
-
Em seguida, trabalhem com os alunos sobre a importância da conversa, do diálogo
na família, com os amigos, com os professores. Falem da oração, como forma de
comunicação com Deus.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Pensem
nisto!
Fujam
de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário.
Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo
devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas
sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir
empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de
imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito
assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos
recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais
fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que
tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
Dinâmica:
O Boneco
Objetivo:
Refletir sobre o trabalho em
equipe e a importância da unidade, comunicação e comunhão.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04
tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício,
estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição
abaixo:
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois
grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco,
utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas
trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que
as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco,
recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02
para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que
observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes. O
grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao
boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharam em equipe, houve comunicação e unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharam com comunicação, união, não trabalharam de
forma coletiva.
Quais conclusões podemos
extrair dessa dinâmica para nossa vida?
Quando não há conversa,
diálogo as pessoas não se entendem, agem isoladamente, muitas vezes não são
escutados ou até mesmo não querem escutar o outro. O resultado dessa situação é
desastrosa para o indivíduo, família etc.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
1 comentários:
Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.
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