Lição 02: O Casamento Bíblico
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as
seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato
com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem
perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão
falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma
conversa etc. Apresentem os visitantes.

Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
- Falem do tema da aula: O Casamento Bíblico.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Eu e ela”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Promovam a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Leiam a última parte do texto
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
Parte III
- Jesus enfatizava a participação do
ouvinte
É comum observarmos nos evangelhos que os
ouvintes de Jesus tinham participação
nas mais diversas situações de ensino .
“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa
parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?” Mt
15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar
sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar
dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas
instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer
comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito, procure
controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam menosprezados.
- Jesus estava focalizado nas pessoas
Nos relatos bíblicos sobre Jesus,
observamos que Ele, o mestre por excelência, tinha as pessoas como foco
principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que
transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus
dispensava às pessoas:
Ao conversar com a mulher samaritana
– Jo 4.5 ao 26
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc 19.
1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que
perdera o filho – Lc 7.13
Quando foi a casa de Pedro – Lc 4.
38 e 39
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc
8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis
aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas
perdidas da casa D’Israel.” Mt 15.24
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e
eu vos aliviarei.” Mt 11.28
O aluno é a razão de ser de uma
escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da
EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com
seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem
momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e
que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário
deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
- Jesus usava a função fática da
linguagem: testava o canal da
comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas essas coisas?” Mt
13.51
O professor da EBD, no ato de
ensinar-aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão
facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas
curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do ensino
de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o exemplo
para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e
dinamizava seus ensinos.
Para
reflexão:
“Mas
o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra; e dá fruto,
e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo
2 comentários:
AMO ESSAS DINAMICAS. ME AJUDAM MUITO NO ENSINO DAS LIÇOES,SEM FALAR Q AS IRMAS AMAM TBM. SOU UMA PROFESSORA NOVA PARA UMA TURMA DE SENHORAS,BEM MAIS EXPERIENTES DO QUE EU. MAS TENHO APRENDINDO MUITO A CADA LIÇAO Q DOU......
nmsd25, muito obrigada por sua visita e pelo reconhecimento deste trabalho.
Fico muito feliz que você e suas alunas gostam das dinâmicas.
Postar um comentário