Texto Pedagógico
Dinâmicas
1 - O que
são
Dinâmicas são recursos metodológicos, que podem ser
utilizados no processo do conhecimento, com ênfase em práticas participativas
de aprendizagem.
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos componentes de forma
individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do conhecimento.
3 - Elementos
das dinâmicas
Objetivo:
É aquilo que se deseja alcançar com a aplicação da
dinâmica. O aplicador da dinâmica deve saber de forma clara o que deseja
atingir com esta ferramenta de aprendizagem.
Materiais:
São recursos que possibilitam a
aplicação da dinâmica, que podem ser variados, desde os mais simples, como
papel, caneta, bexigas etc, como também Data-show,
TV, DVD etc.
Procedimento:
Refere-se aos passos a serem
seguidos, de forma gradual e clara, para que haja uma condução a contento da
dinâmica, atingido os objetivos.
Veja no item “Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica” outros pontos a
ser considerados.
4 – Classificação das dinâmicas
As dinâmicas são classificadas de acordo com
os objetivos a que se destinam, podendo ser de:
Apresentação: São aquelas que possibilitam a apresentação dos
componentes do grupo, de forma variada e lúdica, promovendo socialização.
Quebra-gelo: Referem-se a momentos de quebra de seriedade, ambiente
frio e impessoal, desfazendo as tensões e promovendo a descontração.
Integração/Inclusão: Estas dinâmicas trabalham a interação, a sociabilidade
entre as pessoas do grupo, objetivando a participação e inclusão dos
participantes.
Autoconhecimento: São aquelas que possibilitam ao participante o
conhecimento de si mesmo.
Cooperação/Resolução
de conflitos: Estas objetivam a
solução de problemas através da cooperação entre os participantes.
Pedagógicas: Estas dinâmicas são específicas para a aplicação
de temas pedagógicos, com objetivo de introduzir, revisar ou solidificar um
assunto.
Religiosas/evangélicas/litúrgicas: São aquelas que proporcionam o estudo e vivências
práticas sobre temas bíblicos.
Avaliativas: Referem-se a dinâmicas cujo propósito é realizar a
avaliação, quer seja do indivíduo, do grupo, de um curso, de uma escola.
Recreativas: Estas proporcionam momentos divertidos,
descontraídos com brincadeiras em espaço adequado.
5 - Critérios para escolha e aplicação de uma
dinâmica
Local: O ambiente deve ser adequado para a aplicação da
dinâmica, observando a quantidade de participantes e o objetivo que se quer
alcançar. Há dinâmicas que não precisam de um local reservado, podendo ser
aplicadas no local da aula.
Quantidade de
participantes: Ter conhecimento
prévio do número de participantes é recomendável para que haja organização de
espaço, tempo e material.
Tipo de
participante: É importante
saber a faixa etária, tipo de grupo etc. Nem toda dinâmica serve para todos os
tipos de pessoas ou grupos. O aplicador deve adaptar a dinâmica para o tipo de
participante que estará envolvido na atividade, observando também a situação e
vivência do grupo.
Tempo de
aplicação: É interessante que o
aplicador saiba o tempo de duração da dinâmica, para que possa aplicá-la de
forma gradual e controlar o tempo disponível.
Relação entre
o Tema a ser desenvolvido e a dinâmica: Aplicar
uma dinâmica requer que haja relação entre o assunto e a atividade, do
contrário é trabalhar de forma inadequada e descontextualizada. Observar a adequação
do tema com a dinâmica é fator de sucesso.
6- Como realizar uma dinâmica com sucesso
- Ter uma
postura ativa, alegre e acreditar no que está realizando. São fatores
essências ao aplicador, que, por consequência, estimulam os participantes ao
ver o líder motivado.
- Conhecer o
procedimento da dinâmica. Ler e compreender cada etapa são pontos
essenciais, para que não haja atropelos, dificultando o andamento e a conclusão
da atividade.
- Emitir de
forma clara e segura aquilo que o participante deve realizar. As
orientações emitidas devem ser bem entendidas pelos participantes, ao perceber alguma
dificuldade ou ação errada, corrigir imediatamente, falando novamente a regra. Ser
coerente com as etapas da dinâmica é muito importante.
- Utilizar
bem o tempo de aula e da dinâmica. Evitar a seguinte situação: utilizar a
dinâmica “se der tempo” no final da aula; é quase certo que não vai dar tempo,
pois não foi pensada como estratégia para a aula.
- Destinar
tempo no planejamento de aula para aplicação da dinâmica. Utilizar dinâmica
na aula requer análise do momento em que pode ser realizada, ou no início, ou
meio ou no final, dependendo do objetivo a que se propõe.
- Providenciar
Local adequado, para dinâmicas que necessitam de local mais reservado e de
ambientação específica.
- Preparação
do material com antecedência, quando é requerido, observando a quantidade de
participantes e espaço de realização, deixando-o disponível em local de fácil
acesso.
- Adaptar a
dinâmica para o tipo de aluno ou grupo ou situação. Ao ler e escolher uma
dinâmica, é importante observar se há necessidade de adaptações; sendo assim,
analisar as condições dos participantes e reorganizar algumas regras de acordo
com o grupo, idade ou situação são ações requeridas para uma dinâmica dar
certo, não perdendo de vista o objetivo da dinâmica e as etapas de realização.
- Perguntar se alguém conhece a dinâmica é um cuidado que o aplicador
deve ter. Pois, quando já é conhecida por alguém, a pessoa já sabe o
procedimento e pode incorrer no deslize de revelar para o grupo o elemento
surpresa do desfecho, perdendo assim a finalidade de sua aplicação. Então,
solicitar que esta pessoa não informe para os demais participantes como a
dinâmica é concluída.
Por fim, resista à tentação de ministrar
aulas unilaterais, aplicar uma dinâmica pode ser uma alternativa para promover
aulas participativas, com ênfase na aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário