Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 05: Tô sem Vontade!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Tô sem vontade!
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
-
Trabalhem outros pontos da lição, além dos já abordados na dinâmica, sempre de
forma participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não deixe a bola cair
Material:
01
bexiga( balão de aniversário) para cada aluno
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
01
saco de lixo
Chocolates
ou balas
Procedimento:
-
Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam algo que eles desejam alcançar. Depois fazer um
rolinho com o papel e colocar dentro da bexiga e encher a bola.
Não
se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem os nomes deles na bola, usando
caneta e sem fazer uma força.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que elas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
-
Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e
vejam o nome e entreguem ao dono.
Orientem
para que não estourem a bola.
Quando
todos estiverem com suas bolas, falem: O tema da aula de hoje trata sobre o
ânino, desânino, falta de coragem, perseverança diante dos desafios.
-
Vamos agora sentar e pensar um pouco sobre o que tem a ver esta brincadeira com
a aula de hoje?
Então,
reflitam e conversem com os alunos sobre:
Jogar a bola para cima: representa as atitudes positivas, de ânimo.
Não deixar a bola cair: este momento representa a persistência que devemos
ter quanto lutamos por alguma coisa.
-
Agora, falem: cada aluno deverá cuidar de sua bola até o final da aula, não
estourando, não deixando que ela voe.
-
Ao final da aula, vejam quem cuidou do seu sonho, de sua bola e deem um chocolate ou bala.
Depois,
falem sobre o que isto pode significar: ter atitude, vontade, ânimo, paciência
para esperar a concretização dos desejos, dos objetivos, ficando feliz pela
doce conquista.
-
Para, finalizar peçam para que os alunos estourem as bolas e recolham todos os
papéis e entreguem para vocês. As bolas estouradas deverão ser colocadas no
saco de lixo.
Com
os papéis na mão, façam uma oração pelos alunos.
Por
Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura: Leiam 02
textos sobre o sono na adolescência, que
servirão de subsídio para vocês nestes temas abordados nas lições.
Texto
01: Adolescência e qualidade do sono
Excesso
de sono pode não ser preguiça: mudanças hormonais e maus hábitos provocam maior
sonolência
Se
você é pai ou mãe de adolescente e está preocupado com o sono excessivo do seu
filho, saiba que existe uma resposta para toda esta sonolência que passa muito
longe da simples preguiça ou desprezo pelos estudos.
Segundo
afirma o coordenador do Laboratório de Sono do Hospital Português, Francisco
Hora Fontes, as necessidades de sono do adolescente são bem diferentes do
padrão estabelecido para outras faixas etárias.
"Na
adolescência, ocorrem grandes mudanças hormonais com repercussões importantes
do ponto de vista físico e emocional. O sono e a vigília não fogem à
regra", diz o pneumologista e especialista em distúrbios do sono.
Fontes
acrescenta que a tendência à excessiva sonolência diurna é mais marcante na
adolescência do que na infância. Nesta fase da vida, também passa a existir uma
predisposição para ir dormir mais tarde.
Tal
predisposição, continua Hora Fontes, deve-se a modificações no ritmo
cronobiológico dos adolescentes, também realçado por influências
comportamentais, o que resulta em períodos insuficientes de sono.
"Esta
privação crônica de sono irá determinar cansaço ou desejo de dormir durante o
dia, grande dificuldade para acordar pela manhã, bocejos e adormecimento em
sala de aula, como também, em situações mais graves, irritabilidade, ansiedade,
baixa auto-estima ou até mesmo depressão", pontua Francisco Hora.
Além
do mais, ainda existe a sensação, entre os adolescentes, de que dormir é uma
perda de tempo, durante o qual eles poderiam estar curtindo a vida ou passando
por experiências, na opinião deles, mais interessantes.
"Hoje
em dia, por exemplo, é muito difícil disciplinar o uso noturno da internet
pelos adolescentes e é óbvio esperar rapazes e moças com baixa produtividade e
queda de rendimento cognitivo no dia seguinte o que, em algumas estatísticas,
aponta até para uma maior ocorrência de acidentes automobilísticos entre
jovens, em determinadas horas".
O
especialista recomenda que os jovens atentem para a importância de evitar
noites em claro, prolongamento do sono diurno, acordar depois do meio-dia, praticar
atividades esportivas no período noturno e usar descontroladamente o celular e
internet durante a noite.
Texto
02: Sono na adolescência
O
dormir na adolescência é tão importante quanto em qualquer outra fase da vida,
já que durante o sono importantes funções cerebrais ocorrem e o corpo se
prepara para as atividades do dia. Portanto, o sono é vital para o bem estar,
tanto quanto alimentar. Os adolescentes levam de cinco a dez minutos para
“pegar no sono” e, geralmente, precisam dormir em torno de 9 horas e meia por
noite para desenvolver bem suas atividades diárias na escola e em casa.
O
ideal é que, se estudam pela manhã, procurem ir para a cama mais cedo. Quando
isto não acontece, pelo fato do jovem ficar acordado até mais tarde, seja no
computador ou na televisão, quebra o ciclo natural do sono, criando uma série
de situações conflituosas em casa, na escola e com ele mesmo. Sempre necessita
da ajuda de um despertador ou de alguém da família para acorda-lo, está sempre
atrasado para os seus compromissos e tem dificuldade de se manter alerta
durante as aulas. Porque se privar do sono necessário, passa a sentir
sonolência durante o dia e não sentir ânimo para estudar ou praticar esportes.
A
privação do sono nesta fase pode ter como consequências:
- Limitar a capacidade de
aprender, escutar, concentrar e resolver problemas, provocando baixo rendimento
escolar.
- Levar ao comportamento
agressivo e à impaciência com os colegas, professores ou membros da família,
gerando situações de conflito e ansiedade.
- Provocar a ansiedade e
fazer com que o jovem coma em demasia, levando ao ganho de peso.
- Sonolência diurna com
cochilos, atrapalhando o adolescente na realização de suas tarefas diárias.
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