Lição 01: Família, Criação de Deus
Professoras
e professores, para esta lição e
panorâmica do trimestre, apresento as
seguintes sugestões:
1
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato
com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem
perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão
falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma
conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
2
- Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os
seguintes pontos:
-
Tema: A Família Cristã no século XXI
– Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
-
Capa:
O
que vemos? Uma porta, chave na fechadura, chaveiro com desenho de uma Bíblia.
O
que isto tem a ver com o tema?
Fechar
a porta para os malefícios dos ataques do inimigo contra a família.
Abrir
a porta para os benefícios dos valores cristãos para a família, expostos na
Palavra de Deus.
-
Comentarista: Pastor Elinaldo
Renovato de Lima.
Apresentem
informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se
possível, mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre - organizem da
seguinte forma:
Coloquem,
no centro de uma cartolina, uma figura de uma família e depois vocês colem as
seguintes expressões ao redor da figura, afirmando que são os temas das lições:
Casamento
bíblico e suas bases
Ataques
do inimigo
Conflitos
Infidelidade
conjugal
Divórcio
Educação
dos filhos
Sexualidade
Culto
doméstico
EBD
Igreja
Servir
a Deus
3
– Agora, trabalhem a lição 01: Família,
Criação de Deus
-
Apresentem os pontos explanados na lição, buscando sempre a participação dos
alunos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Família
Vigilante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
Parte II
- O ensino de Jesus transformava vidas
O conteúdo da mensagem de Jesus
modificava a vida das pessoas de forma marcante.
“Então Jesus, movido de íntima compaixão tocou-lhes nos
olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” Mt 20.34
“E, passando, viu Levi sentado na alfândega, e disse-lhe:
segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Mc 2.14
O ensino bíblico, transmitido por
você, professor, age na vida do seu aluno, quer seja no seu caráter, nas suas
atitudes e na sua vida espiritual, através da ação do Espírito Santo.
“Como, pois, recebestes o senhor Jesus Cristo, assim
também andai nele.” Cl 2.6
- Jesus: exemplo do que ensinava
Jesus é o modelo de Mestre que o professor da
EBD deve ter, pois Ele além de dá ação ao ensino, também nos deu o exemplo de
como proceder.
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...”Mt 11.29
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz,
façais vós também” Jo 13.15
- Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava métodos diferentes e
adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às
multidões usava o discurso associado a outros meios, como já foi
demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da
conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só
pessoa.
O professor da EBD também deve
adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de
aluno da sua classe e ao ambiente (físico).
- Jesus utilizava linguagem ilustrada e
simples
A linguagem utilizada por Jesus, ao
comunicar-se com seus ouvintes, era simples e do uso cotidiano daquele povo e
recheada de elementos culturais próprios daquelas pessoas (já vimos vários
exemplos de figuras reais utilizadas por Jesus).
Sabemos que na classe da EBD há uma
diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um
analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de
progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. O
professor da EBD deve seguir o exemplo do mestre Jesus, utilizando uma
linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum
vocábulo menos conhecido ou da língua erudita, imediatamente fale outra palavra
mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior.
Quer saber mais? Aguarde a parte III.
Por
Sulamita Macedo.
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